Update – Educação e respeito no trânsito

Publiquei ainda essa semana um texto sobre respeito e educação no trânsito, pensando no quanto reclamamos, sempre, os nossos próprios direitos.

Independente de reclamarmos ou não, devo fazer uma correção e um uma boa nova notícia.

A correção

Chegou como feed de Ricardo Malerbi, via Facebook, um link muito bacana; apesar de voltado pra ciclistas, recomendo a todo mundo que trafegue pelas ruas e passeios de qualquer cidade. É um pequeno guia do Vá de Bike (acesso pelo link), sobre tudo que deve-se saber no trânsito referente aos ciclistas.

Eu disse, no pousté anterior, que não encontrara nada explicito sobre a hierarquia de quem está no trânsito; sabe, um artigo único que dissesse com todas as letras sobre a questão da hierarquia, sem que esta fosse citada em artigos diversos do mesmo código (acho essa explicitação fundamental, mesmo com as informações espalhadas: não dá pra dizer “mas…”).

Fato é que a informação sobre hierarquia está lá, claríssima,

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

§ 2 Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

A boa nova notícia

Ouvi boas novas hoje via CBN (leia aqui, escute aqui) enquanto no trânsito, trazida pelo Dilmenstein e que pode ser lida no UOL.

Foi criada uma bicicleta de bambu ecológica, por um brasileiro, e será produzida uma fábrica delas aqui no Brasil. Não somente isso, essas bicicletas deverão ser fornecidas aos CEUs da periferia de São Paulo e as crianças que neles estudam receberão treinamento para andarem de bicicleta nos trajetos que as ligam às escolas. Não tem como não dizer que é uma bela iniciativa que, espero, ajudará a humanizar essa megalópole de trânsito caótico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • RSS Ouvindo?

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • RSS Curiosidades

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: